CallMarques

CallMarques

Calibrações Laboratório Marques

O laboratório CALLMARQUES está inserido na empresa Balanças Marques, Lda. e faz parte do Grupo José Pimenta Marques.

Reconhecido pelo IPAC - Instituto Português de Acreditação - com a acreditação n.º M0095 desde 2012, destaca-se na área da Massa (Metrologia Industrial) por ter sido o segundo laboratório em Portugal a ter a maior gama e capacidade técnica para prestar o serviço de calibração de instrumentos de pesagem (desde 1 miligrama até às 60 toneladas).

A acreditação do CALLMARQUES pelo IPAC, segundo o referencial normativo NP EN ISO/IEC 17025, oferece o reconhecimento formal de laboratório com competências técnicas e independentes para prestar o serviço de calibração. Proporciona, também, um meio rápido para os clientes identificarem e selecionarem um serviço confiável de avaliação de conformidade aos seus equipamentos.

Também uma das grandes vantagens em adquirir o serviço de calibração ao CALLMARQUES é o reconhecimento internacional desse serviço, já que o IPAC é um dos signatários dos Acordos de Reconhecimento Mútuo da EA e do ILAC.

Inserido na Balanças Marques, o CALLMARQUES usufrui da vasta experiência da empresa com cerca de 50 anos de atividade na área da pesagem (fabrico, comercialização, assistência técnica, verificação legal, homologação CE, etc…).

IPAC acreditação

Calibração

Calibração de todo o tipo de Instrumentos de Pesagem de Funcionamento Não Automático com capacidade entre a 1 miligrama e as 60 toneladas

Calibração de Massas de 20 kg, Classes de Exatidão M1, M2 e M3 (OIML)

Ao recorrer aos serviços do laboratório CALLMARQUES, acreditado para trabalhar nas instalações permanentes do laboratório e fora destas, o cliente tem a garantia de beneficiar da vasta experiência também na área da metrologia legal, já que a empresa atua nesse âmbito desde 2002 e, por outro lado, de ser um laboratório que possui toda a capacidade e competência técnica, “know-how” e dimensão de uma empresa como a Balanças Marques, com cerca de 50 anos de atividade na área da pesagem.

Anexo técnico emitido pelo IPAC

O princípio da Calibração:

Todos os equipamentos de medição (eletrónicos, mecânicos, etc.) só dão resultados corretos se controlados regularmente, isto é, calibrados corretamente e ajustados quando necessário.

Uma balança só monitoriza o peso corretamente se estiver calibrada e se esta calibração estiver devidamente documentada como parte de um procedimento de qualidade.
Como resultado do Serviço de Calibração do CALLMARQUES fornecemos o Certificado de Calibração do equipamento calibrado, e onde está assegurada a rastreabilidade necessária aos padrões nacionais e ao cumprimento dos requisitos normativos da Qualidade.

A calibração de instrumentos de pesagem é obrigatória, e de carácter periódico, para todas as empresas certificadas ou em processo de certificação ISO 9001 que possuam tais equipamentos de medição.

Pedido
de contacto

Caso deseje ser contactado para receber proposta de serviço, pedido de esclarecimentos ou marcação do serviço, preencha o formulário, nós entraremos em contacto consigo.

Aceito que os meus dados sejam utilizados para acções de marketing

Aceito receber comunicação via e-mail Receber informação das campanhas, produtos e serviços através de e-mail. A qualquer momento pode cancelar a subscrição.

Aceito receber comunicação via SMS Receber informação das campanhas, produtos em promoção e códigos de desconto. A qualquer momento pode cancelar a subscrição.

Questões
Frequentes

  • O que é uma calibração acreditada?

    Segundo o VIM – Vocabulário Internacional de Metrologia - uma calibração é:

    ‘operação que, em condições especificadas, num primeiro passo, estabelece a relação entre os valores da grandeza com incertezas de medição provenientes de padrões e as indicações correspondentes com incertezas de medição associadas e, num segundo passo, usa esta informação para estabelecer uma relação para obter o resultado de medição de uma indicação.’

    A calibração de um instrumento de medição permite assim determinar e documentar o desvio (ou erro de medição) do valor medido ou visualizado no instrumento.
    A validade dos resultados da medição depende grandemente das propriedades metrológicas do instrumento, determinadas na sua calibração.

    A calibração acreditada pressupõe que o laboratório que a executa está acreditado por uma entidade acreditadora. Em Portugal essa entidade é o IPAC – Instituto Português de Acreditação.
    O CallMarques – Calibração Laboratório Marques está acreditado pelo IPAC (Acreditação n.º M0095).
    O IPAC é um dos signatários do Acordo de Reconhecimento Mútuo da EA e do ILAC para Calibrações, permitindo ao CallMarques actuar internacionalmente nos Países signatários deste Acordo.

  • Quando é necessário a calibração acreditada?

    A calibração acreditada é sempre necessária quando estamos perante uma actividade com sistema de qualidade certificado ISO 9001 ou outro equivalente.

    No contexto dos requisitos normativos para controlo dos Equipamentos de Medição (EMM), num Sistema da Qualidade Certificado, existe a obrigatoriedade de controlar (calibrar) e documentar periodicamente todos os EMM’s relevantes no Sistema.

    O CALLMARQUES preenche esta necessidade ao prestar este serviço e emitir o certificado de calibração com a necessária rastreabilidade aos padrões nacionais.

  • Qual o Local de realização da Calibração?

    O Local da Calibração é determinado pela categoria descrita no Anexo Técnico do Laboratório. O CALLMARQUES está acreditado para atuar nas Categorias 0, 1 e 2 conforme o descrito no Anexo Técnico M0095 em vigor: www.ipac.pt/docsig/?Y5H5-M99D-MP61-ZU77

  • Qual o tempo de resposta ao pedido de calibração?

    Asseguramos a execução dos ensaios num prazo máximo de 10 dias úteis a contar da data de adjudicação do serviço.

  • Calibração Acreditada e/ou Verificação?

    Conforme o âmbito de utilização da balança é aplicável um ou outro ensaio (Calibração ou Verificação legal).

    Se a balança é usada no contexto das transações comerciais* é obrigatório a homologação CE e respetiva verificação legal, se é utilizada no controlo interno do produto deve ser calibrada.

    Caso seja utilizada nos dois âmbitos ao mesmo tempo, pode também ser exigido os dois ensaios em paralelo.

    Quando a balança é utilizada no controlo interno do produto, deve ser calibrada e ter o respetivo certificado de calibração acreditado.

    O nosso laboratório CALLMARQUES, com acreditação IPAC n.º M0095 fornece este serviço acreditado e obrigatório para as empresas com sistema de qualidade certificado ISO 9001 ou outro equivalente.

    *de acordo com a Diretiva 2009/23/CE.

Horário

Seg a Sexta: 08.30-12.30h, 13.30-17.30h

Destaques

Calibração de todo o tipo de Instrumentos de Pesagem de Funcionamento Não Automático com capacidade entre a 1 miligrama e as 60 toneladas

Contactos

CallMarques - Calibração Laboratório Marques
Edifício Balanças Marques
Parque Industrial de Celeirós (2ª Fase)
Apart.2376
4701-905 Braga

tel: 253 309 830
fax: 253 672 882

Balanças Marques
Grupo José Pimenta Marques

www.balancasmarques.pt

Cápsula - Soluções Multimédia